terça-feira, abril 11, 2006

Sindicalismo Responsável

Estava alí tomando meu café e assistindo TV, quando entrevistaram um representante dos trabalhadores da Varig. Parece que eles elaboraram uma proposta de ajuda à recuperação da empresa que prevê diminuição do fundo de pensão, redução em 30% dos salários e demissão de até 2.900 empregados. Segundo eles isso representaria uma economia suficiente para manter 21 aviões voando ao custo de 200 milhões (só não falaram se esse gasto é mensal ou o quê).

Coisa linda! Confesso que quase fiquei emocionado ao ver um representante dos trabalhadores de terno, gravata, barba bem aparada, falando de forma articulada e coerente. Sei que no fundo isso é uma ilusão, que o sujeito é chique assim porque deve ser comandante ou comissário de bordo. Mas, please, me deixem sonhar um pouco. O que é que custa?

Para emendar, e diante do espanto do jornalista, o homem ainda disse algo como "não há futuro sem presente, é importante salvar a empresa e garantir nossos empregos hoje".

Depois dessa vou torcer de verdade para a empresa se salvar. Já pensaram que belo exemplo? Uma grande empresa, uma companhia aérea, saindo da falência do jeito certo. Através de acordos com empregados e credores. E sem um centavo de dinheiro público!

Parabéns aos empregados da Varig. Mais que admiração e solidariedade, vocês ganharam enorme capital moral dentro da empresa. Sugiro que o usem para fiscalizar a administração e impedir que a empresa caia novamente. Boa sorte.

6 Comments:

Blogger Rafael Galvão said...

Roger, duas coisas:

1 - Eu não teria tanta fé assim na administração da Varig. Gato escaldado, sabe como é.

2 - Libera o feed Atom completo deste blog, rapaz, em vez de apenas trechos. :)

11/4/06 13:36  
Anonymous Anônimo said...

Fé eu não tenho Rafael, mas que seria lindo se a empresa conseguisse sair dessa sem ajuda do governo, isso seria.

Quanto ao feed vou liberar. Aliás, já pensei em colocar outros tipos de feed também, mas confesso minha imensa preguiça com as partes técnicas de blogar (não sei nem como tive paciência de mudar o modelo original do blogger).

Abraços

11/4/06 17:36  
Anonymous Anônimo said...

Também vi declaração da ministra Dilma Russef dizendo que qualquer solução que não implique em uso de dinheiro público seria bem vinda. Tive que me beliscar pra acreditar que não estava sonhando. Agora, é ver para crer. Aproveitando: o que é 'liberar o feed Atom'? Alguma nova perversão do Rafael?

12/4/06 08:21  
Anonymous Anônimo said...

Feed é a "entrega em domicílio" dos posts. Se vc fornece site feed no seu blog, as pessoas podem fazer uma "assinatura" e receber as atualizações automaticamente através de um programa específico ou de uma conta num serviço que centralize suas "assinaturas", acho que dá até pra receber por e-mail.

Eu mesmo nunca usei isso (também não leio mais que meia dúzia de blogs). Mas tem gente que acompanha dezenas, centenas de sites e blogs, então fica impossível sem um seviço desses. É pra ajudar esse pessoal que eu coloquei o site feed na barra lateral do meu blog, só que eu só liberei trechos iniciais de cada post, então o sujeito tem que vir aqui pra ler tudo. Foi disso que o Rafael reclamou.

Abraços

12/4/06 12:51  
Anonymous Anônimo said...

Obrigado Roger. Assim que der um tempo vou tentar incluir esse site. Afinal deve ser muito dura mesmo a vida dos Alex e Rafaeis da blogsfera.
Abraço!

Wilson

12/4/06 21:41  
Blogger valter ferraz said...

Sonha, Roger! Sem dinheiro público?Sindicalistas bem intencionados,aceitando redução de mordomias, aceitando auditorias nos fundos de pensão, redução de salários? sonha, meu amigo, que isso ainda não paga imposto!

15/4/06 08:23  

Postar um comentário

<< Home