sábado, abril 01, 2006

Desabafo

Minha mãe é quase uma santa, só falta o Vaticano descobrir. Aos sessenta anos já deveria estar aposentada e curtindo a vida, mas não, lá está ela como coordenadora e professora, trabalhando numa escola com adolescentes da periferia. São garotos pobres, provenientes de famílias desestruturadas, alguns cometem delitos ou usam drogas. E ela se dedica de corpo e alma a esses meninos. Não tem horário, sai de casa às sete da manhã e volta às dez da noite. Trabalha aos finais de semana. Passa madrugadas em claro preparando material didático, planejando ações, fazendo isso ou aquilo. Tudo pelos garotos.

Essa semana, um dos meninos esfaqueou o outro durante uma aula. Como coordenadora, minha mãe foi imediatamente chamada, providenciou socorro e tudo mais que podia fazer pela vítima. Já o outro garoto está preso, aguardando o juiz da infância e juventude decidir seu destino. Ele vivia com a avó, tinha problemas mentais e tomava remédios controlados (fato que a família escondeu de todos). Pra piorar, havia interrompido a medicação.

Nessas horas todos os abutres se juntam. A imprensa já fez seu inferninho, desrespeitou todo mundo, tentou invadir a escola, perturbou a família da vítima e tudo mais que eles sempre fazem. Agora apareceram uns engraçadinhos cobrando responsabilidade da minha mãe. Como se ela tivesse alguma culpa pelo fato! Como se ela pudesse prever o ocorrido. Como se ela tivesse permissão legal (e não tem!) para revistar os meninos. E por aí vai.

Onde estava essa gente toda quando a escola trabalhava duro por esses garotos? Onde estavam eles na hora de mostrar as centenas de acertos? De ajudar a conseguir lanche escolar, material e tudo mais que a escola precisa. Cadê essa gente na hora de ver quantos garotos saíram de lá melhores do que entraram? Onde eles estavam?

Abutres!

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Roger, quanto a Soninha, foi a vereadora em que votei na última eleição. Não sei o que ocorreu no blog dela na folha, mas sua colocação é perfeita. Se a folha quer fazer 'triagem' nos blogs que ela hospeda, e de quebra faz divulgação, é prerrogativa dela. se não me atende, vem pro blogspot, ou outros, que aqui não tem censura, mas também não tem divulgação.

Quanto a sua mãe, dê meus parábens a ela. A imprensa, infelizmente, tem esse lado, de querer achar culpados em tudo, quando muitas vezes não é o caso.

Um abraço.

2/4/06 00:39  
Blogger valter ferraz said...

Censura é uma m*, seja lá em que veículo ou circunstância for, mas também tem o lado que o Wilson colocou aí: se não estiver satisfeito com o veículo, sai.Lugar para gente talentosa tem aos montes, o que parece ser o caso da vereadora. Não conheço o teor, de onde veio a notícia, mas se houve censura, vacilaram, só vão conseguir atrair a atenção mais ainda.

4/4/06 21:40  
Blogger valter ferraz said...

Roger, deslculpe comentei sobre a Soninha em lugar errado, mas acho que dá para entender.
Quanto ao ocorrido com sua mãe, lamentável, mesmo. É a realidade crua do dia a dia. É de gente abnegada assim que espero ainda alguma coisa, pois do lado de quem deveria vir políticas voltadas à educação, já não espero nada. É cada um fazendo a sua parte, quanto à imprensa, ela exagera,mente, massacra(vide Escola Base e outros casos).Para falar francamente na minha opinião mais atrapalha do que ajuda. Com excessões, claro.

4/4/06 21:45  

Postar um comentário

<< Home