sábado, novembro 19, 2005

Terra Vermelha

Para os que não sabem, nasci e cresci em Goiás. Penso que, ao dizer isso, meu caro leitor de uma cidade como o Rio de Janeiro, deve imediatamente imaginar que tive uma infância rústica e campesina. Estereótipos bobinhos de lado - coisa que só pode vir de alguém que realmente não conhece Goiás -, a verdade é que tive uma educação totalmente apartada da cultura popular. De qualquer tipo de cultura popular, inclusive da minha.

Fui a segunda geração da família a estudar no mesmo colégio tradicional católico, pertencente a uma congregação italiana, e, em casa, não havia um traço sequer da existência de cultura popular. Resultado: toda vez que a realidade me colocava frente a frente com ela, meu estranhamento acabava se transformando rapidamente em preconceito. Isso durou toda minha infância e até a adolescência, quando, o contato social, foi me apresentando melhor a esse mundo.

Identidade cultural é coisa fundamental, não posso imaginar alguém mais perdido do que, quem, de tão cosmopolita, não tem raízes. Não tem um lar, uma casa para onde voltar. As maiores e mais belas árvores, que estendem seus galhos até os céus, tem raízes fortes e profundas. Sempre.

Dizem que você pode sair do interior, mas o interior nunca sai de você. Não tenho esse problema, nunca fui um escravo tentando me libertar de coisa alguma. Eu busquei o interior e me socorro na sua força, sabendo que, no fundo, alí estão também minhas raízes.

Hoje, a coisa que mais me realiza é ir a um legítimo churrasco goiano. Carne assada na brasa, feijão tropeiro, arroz com pequi, mandioca cozida, guariroba, muita cerveja e música caipira.

Gosto do termo caipira, é o que melhor nos define, pois, sertanejos, também são nordestinos e até nortistas, gente tão diferente de nós. Engraçado como o adjetivo caipira é usado em tom pejorativo por aqueles que não o são, enquanto nós, legítimos caipiras, ostentamos este título com orgulho, para designar o que é primordial na nossa cultura. Apenas o puro, aquilo que é de raiz, e que preservamos de qualquer influência externa, merece ser chamado de caipira.

Aliás, guardadas certas particularidades, somos uma grande nação caipira, que se estende do norte do Paraná, atravessa o interior de São Paulo, domina os estados de Minas, Mato Grosso do Sul e Goiás, indo até o sul do Mato Grosso e Tocantins.

Sou um caipira feliz. Não é tudo que sou, mas é uma parte bonita minha. Principalmente, é parte do que escolhi ser.

Na verdade, nunca tinha pensado profundamente nisso, até que, voltando de uma viagem, fui observando as mudanças de paisagem ao longo da estrada. Incrível como, quando nos deslocamos a certa velocidade, essas mudanças ficam nítidas.

Eu vinha de uma paisagem de terra bege, esbranquiçada, sei lá. Até que avistei campos de cerrado e pastos repletos de gado absolutamente branco, eram nelores. Mais adiante, ví uma plantação em verde vivo e, ao lado, terra limpa que estava sendo preparada para o plantio. Terra vermelha, encarnada, nitidamente terra goiana.

Nunca pensei que eu pudesse ser tão bobo e sentimental, mas meus olhos se encheram de lágrimas. Me senti tão primitivamente acolhido, tão em casa, tão ligado a isso tudo, que chorei de emoção. Logo eu, que sempre, mas sempre mesmo, fui tão urbano. Nunca pensei que a simples visão da terra, da minha terra vermelha e nua, brilhando sob o sol de um fim de tarde, pudesse me emocionar tanto.

Nesse dia eu descobri que, Goiás, meu amor é verdadeiro!

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

eu me sinto assim, em menor grau, em relacao as areias brancas do meu bairro.

19/11/05 18:22  
Anonymous Anônimo said...

ah, alex, se depois de passar muito tempo fora, você não chorar ajoelhado nas areias da praia, olhando a baía da guanabara, você não tem coração!

20/11/05 08:31  
Anonymous Anônimo said...

MEU VERDADEIRO AMOR É GOIÁS!NUNCA VÍ AMOR TÃO GRANDE!PARABÉNS E OBRIGADO! PRA VC EU SOU EDMILSON O GOIANO QUE TÉM ORGULHO DE SER GOIANO E Q FICA PUTO QD VEM ESSES BABACAS PRECONCEITUOSOS E BAIRRISTAS QUERENDO SER MAIS QUE O GOIANO!ATÉ O NOSSO SOTAQUE É O MAIS BONITO!SOU GOIANO, MACHO, CAIPIRA E ADORO MÚSICA SERTANEJA!SOMOS MESMO UMA RAÇA SUPERIOR! OS OUTROS? BOM, ELES PENSAM Q SÃO ,MAS NÃO SÃO MESMO!

3/9/06 00:20  
Anonymous Anônimo said...

ESQUECI DE INFORMAR QUE SOU DE CERES "A RAINHA DOS CEREAIS" NO VALE DO SÃO PATRÍCIO!A TERRA É DE CULTURA E É A MELHOR TERRA DO BRASIL! TERRA ROXA!FALOUUUUUUU!

3/9/06 00:31  

Postar um comentário

<< Home