quinta-feira, dezembro 22, 2005

Nivela Por Baixo, Que Agora Vai!

Vocês lembram quando transformaram os 1º e 2º graus em ensino fundamental e médio? Pois é, tudo que o Brasil precisava pra resolver seus problemas com educação era isso. Mudar os nomes das coisas sem motivo nenhum.

Agora fiquei sabendo de uma pior: acabaram com a pré-alfabetização. A partir do ano que vem, as crianças entrarão direto na 1ª série, quando serão alfabetizadas. Em compensação, criaram uma 9ª série do ensino fundamental.

Parece mais uma mudança bobinha de nomes, mas dessa vez não é. O problema é que a idade mínima para ingressar na primeira série é de seis anos. Ou seja, numa canetada, proibiram que crianças com menos de seis anos sejam alfabetizadas.

Tenho mãe pedagoga, amigos professores e namorada dona de colégio, ou seja, vivo num mundo onde se discute educação. Aos cinco anos, uma criança que não tenha outros problemas, está plenamente apta a ser alfabetizada. Mais que isso, aprender é um prazer para elas. Seus cérebros estão explodindo de criatividade e implorando por mais e mais informações. Basta que lhes dêem oportunidade.

Eu mesmo, aos quatro anos, já sabia ler e escrever. Filho de pedagoga, comecei a aprender em casa, quase brincando. Ninguém me forçou a nada, para mim era tudo muito natural. Depois a burocracia educacional também veio me atrapalhar... Mas, com cinco anos, eu pude ir para o pré sem problemas.

Quanto às outras crianças, posso afirmar que meus amiguinhos foram todos alfabetizados com no máximo cinco anos. Assim, não vejo motivos para, de uma hora pra outra, inventarem que criança tem que ter seis anos pra aprender a ler.

Agora, o que mais espanta, é a justificativa para atrasar o aprendizado de nossas crianças em um ano. Disseram que os alunos estão saindo cedo demais das escolas. - Leia-se: os alunos das escolas particulares estão saindo cedo demais. - Sim, porque o ingresso nas escolas públicas se dá, em média, mais tarde mesmo. Mas por problemas sócio-econômicos, é claro.

Se o garoto tem condições e capacidade para terminar o colégio mais cedo, isso não é ótimo?

Me formei com dezessete anos recém-completos. Por que eu deveria terminar com dezoito? E digo mais, meus amigos e eu passamos nos vestibulares, fizemos nossas faculdades e estamos todos aí, felizes e contentes. Tivemos a oportunidade e provamos que podíamos. Por que não?

O pior é que esse tipo de iniciativa tende a nivelar por baixo. Ao invés de melhorar a escola pública, atrair os alunos mais cedo, etc. Tiveram a brilhante idéia de institucionalizar o problema, prejudicando, inclusive, os alunos das escolas particulares. (Garanto que arrumaram uma bela justificativa pseudo-pedagógica, em quinhentas folhas, pra justificar essa bobagem no projeto).

Mas, no fundo, isso só obriga as pessoas a darem um jeitinho. Na escola da minha namorada, por exemplo, a partir do ano que vem as crianças terão um "Jardim III", que nada mais é do que uma pré-alfabetização para crianças com cinco anos. Claro, ou vocês acham que os pais aceitariam tudo isso passivamente? Foram eles que reivindicaram que se desse um jeito. Aliás, escolas que não tomaram iniciativas semelhantes já estão perdendo alunos.

Quanto aos alunos das escolas públicas, tadinhos, além de serem obrigados a começar mais tarde, acabarão, efetivamente, tendo um ano a menos de estudo. Sim, porque de um jeito ou de outro, todas as escolas terão a tal 9ª série do ensino fundamental. Se nas escolas públicas a 9ª série será igual a atual 8ª série, garanto que as escolas particulares arrumarão formas mais inteligentes de ocupar seus alunos por mais um ano. E podem apostar que a 9ª série se transformará numa antecipação do ensino médio.

Os alunos das particulares vão ganhar mais um ano para estudar pro vestibular. Já os alunos das públicas, que não tiveram nem a chance de começar a aprender mais cedo, vão estudar um ano a menos. E, adivinhem... Continuarão alimentando o sistema de cotas nas universidades - orgasmo máximo do pessoal do "nivela por baixo".