terça-feira, julho 18, 2006

Superman

Acabo de chegar do cinema, fui ver "Superman Returns". Gosto de ir ao cinema às segundas ou terças e pegar as últimas sessões. Faço isso porque é quando tem menos gente. Com sorte dá até pra assistir o filme sozinho, sem ninguém e nenhum barulho alienígena pra atrapalhar minha completa inserção ao filme. Mas dessa vez não foi assim, o cinema estava lotado. Última sessão, plena segunda-feira, e o cinema estava lotado.

Em poucas palavras, o filme é ótimo! Não sei como tem gente que não gostou. A impressão que tenho é que esse pessoal não entrou no espírito da coisa, talvez porque não guardem na memória os dois primeiros filmes, "Superman - O Filme" e "Superman II".

Já eu, que tenho esses dois filmes como marcos da minha infância, não fui bobo. Comprei logo a caixa com os DVDs todos e assisti novamente neste final de semana. Relembrei tudo e adorei. Fui ver Superman Returns com os primeiros filmes vivos na memória e já no espírito da coisa. Não tem como não gostar.

Tá certo que Routh não é Reeve, e que nunca haverá um Superman como ele. Reeve ERA o Superman, a perfeita encarnação do mito. Mas Routh se mostra à altura de Superman e do legado de Reeve. O rapaz faz bonito e não decepciona em momento algum.

Spacey também está perfeito como Luthor, irretocável. Já Lois, nem tanto. Sinto que faltou intensidade e força a ela. Lois Lane não é simplesmente a mocinha da fita, ela deve dividir a cena com Superman. Não senti isso em Kate Bosworth.

Tirando isso, só dois detalhes me incomodaram. O primeiro foi o uniforme "emborrachado" do homem de aço. Acertaram em escurecer as cores, atualizando o visual aos novos tempos. Mas erraram na textura, na gola apertada e sufucante, e nas botas que mais parecem coturnos. Me chamem de purista chato, mas o visual me incomodou um pouco.

O segundo erro foi mais grave. (Se não viu o filme ainda, pare imediatamente de ler este texto).

Bom, voltando, que história é essa do filho do Superman, um garotinho de cinco anos, matar o bandido com uma pianada?! Que falta de sensibilidade do roteirista! Logo o filho do Superman, o super-herói mais bom moço de todos os tempos, que representa a antítese da violência desnecessária, até contra os piores vilões. Que bola fora...

Mas, de resto, o filme é muito bom. Aguardo ansiosamente a seqüência. Especialmente para ver como os roteiristas vão lidar com um Superman pai de família.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Preciso de ajuda. Aonde o Superman leva a bota? Assisti o filme várias vezes e ninguem se preocupa em responder isso. Sei que é ficção, mas tem que ter uma explicação, não é possivel que ele leve aquele coturno enorme por debaixo dos sapatos...

14/11/06 13:38  

Postar um comentário

<< Home