terça-feira, julho 18, 2006

Superman II

Tem gente reclamando que não reconhece esse Superman. Alguns dizem que a história deveria ter sido mais fiel a Smallville. Outros queriam reformular toda a personalidade e até o uniforme do Super. Enfim, "atualizar Superman".

Bom, em primeiro lugar, Smallville é um lixo. Se tivessem exigido mais fidelidade aos quadrinhos ainda vai, mas fidelidade a Smallville é de doer. Admita, você não sabe absolutamente nada sobre Superman pra dizer uma merda dessas.

Quanto a personalidade do Super, não, ela não precisa ser reformulada. Ao contrário, ela precisa é ser corretamente mostrada. Superman é um arquétipo, é universal, e quando bem mostrado não tem como não agradar.

Superman é o semi-deus pagão, o herói grego de poderes fabulosos. É também o anjo, envolto numa aura de bondade, de inspiração quase cristã. Superman é o herói romântico, que se bate contra o mal de coração limpo. Mas é também humano, em toda a fragilidade e insegurança de Clark Kent. É no seu amor e dor por Lois Lane, no seu senso de dever, no seu sonho e luta por um ideal que Superman se revela.

Não, Superman não é sem graça. É uma personalidade complexa e multifacetada, unida de forma sublime e harmônica. Retrato do ideal de perfeição humana, sem deixar de ser humano.

Este é o desafio. Contem bem quem é Superman e terão uma história fabulosa, universal e sublime. Errem o tom e terão pieguice, chatice ou bobagem sem sentido.

Superman não admite erros, é uma história difícil de ser contada. Parafraseando o que diziam as chamadas para "Superman - O Filme", você tem que sair do cinema acreditando que o homem pode voar.

Talvez o que faltou a Superman Returns seja essa magia. A história não se conta sozinha, quem não tem vivo, na lembrança, o legado do primeiro filme e de Reeve, acaba perdendo algo e não gosta.