terça-feira, novembro 01, 2005

Eu, blogueiro?

Okay, agora eu tenho um blog. Só não descobri exatamente o porquê: sei lá, todo mundo tem, dizem que é legal, eu mesmo costumo ler blogs, enfim... Vamos ver se levo jeito pra coisa.

Boa parte dos blogueiros, os bons pelo menos, são escritores, jornalistas, publicitários, artistas, etc. Gente que trabalha a comunicação de alguma forma, ou que, sendo "amadores", tem algum talento para juntar palavrinhas umas atrás das outras de maneira compreensível, interessante e bonitinha. Além disso, blogueiros são caracterizados por fazerem uso de uma ferramenta chamada Internet (oh!), que serve para publicar o que escrevem e ainda os insere num mundo "virtual", onde eles interagem com leitores e outros blogueiros. Puxa, quanta coisa!

Se... se... será que dou conta? - gagueja o neófito.

Não dá pra negar que trabalho com comunicação escrita, sou advogado e burocrata, papel é comigo mesmo, de preferência aos montes e cheios de palavrinhas. Leio mais de uma centena de páginas por dia: leio, interpreto e busco solução para os problemas apresentados. Depois escrevo outra dezena de páginas, também cheias de palavrinhas, que, miraculosamente, creio serem capazes de resolver qualquer coisa. Esse é meu trabalho, vida de burocrata é assim. E, claro, a gente ainda tem nosso próprio mundo virtual, onde "aquilo que não está nos autos, não está no mundo (real)".

Agora, mesmo utilizando rotineiramente a comunicação escrita, dentro de um mundo também virtual, não sei se isso é o bastante para ser blogueiro. Afinal, é necessário escrever de forma interessante e bonitinha. Ninguém aqui teria interesse em ler uma reflexão filosófica em estilo relatório, ou uma crônica em estilo parecer jurídico, teriam? Sei lá, não custa perguntar, dizem que esses escritores modernosos inventam cada coisa...

Entretanto, sei que uma coisa é a linguagem formal, cheia do palavreado técnico que uso profissionalmente, outra é a linguagem do dia-a-dia, capaz de realmente me comunicar com o "grande público" (credo, pretensão clichê!) ou, pelo menos, com a meia dúzia de incautos que resolverem acompanhar isto aqui (agora sim, mais realista).

Confesso que sempre tentei imprimir estilo ao meu texto; mesmo no mais chato dos despachos profissionais, esse sempre foi meu diferencial. Na advocacia existe campo para o estilo, na burocracia administrativa não. Bem, pelo menos essa é a praxe. Só que meu trabalho, seja como advogado ou burocrata, sempre foi analítico. Assim, mantendo certa distância de rotinas inflexíveis e pré-determinadas, sempre dá para desenvolver certo estilo, mesmo que discreto; afinal, raciocínio crítico é imprescindível às minhas atividades.

Então, supondo que sim, que eu leve jeito pra coisa (ainda não estou convencido), volto a pensar nos porquês de (eu) ter um blog.

***

Bem, após alguma reflexão, só consegui achar um motivo sincero: prazer.

Muitos tem objetivos para seus blogs: sim, eles têm algo para dizer ou mostrar. Estes geralmente são profissionais que vêem o blog como forma de divulgar seu trabalho. Outros estão apenas se divertindo, categoria na qual me incluo. Ah, e por último, mas nunca em último, estão os que, notadamente, querem "ser parte", quiçá celebridades (ui!) no mundo dos blogueiros.

Certamente não estou aqui para divulgar meu trabalho; afinal, meu tipo de trabalho simplesmente não precisa de divulgação. E, podem ficar tranqüilos, não tenho nenhuma intenção de seguir qualquer atividade literária, jornalística ou similar. A única vez que isso me passou pela cabeça foi justamente agora, apenas para rejeitar a idéia. Mas, veja lá, heim? Não me irritem muito senão enfio meia dúzia de livros ruins goela abaixo de vocês! risos* Por fim, quanto a ser celebridade... fala sério, né?

Então, fica assim combinado: isto aqui existe unicamente como fonte de prazer pessoal, - o simples prazer de concatenar idéias. - O blog será apenas uma expressão dos meus gostos e interesses, mais precisamente daqueles que eu deseje externar, ou por serem objetos com os quais me comprazo, ou por serem questões que me perturbam.

Porém, mesmo sendo um projeto pessoal, o blog não se configura num exercício onanístico de idéias, vez que está aberto à visitação, sendo possível ouvir aplausos ou levar tomatadas dos leitores. Não apenas possível, como desejável; e quem disser o contrário que apague agora mesmo seu blog e comece a engavetar tudo que escreve "apenas para si mesmo".

Dessa forma, eis minha meta: obter algum prazer neste pequeno exercício de expressão de pensamento e, quem sabe, agregar algo novo. Até quando? Enquanto for divertido e tempo livre eu tiver.

Por ora, sejam bem-vindos!

Falamos mais depois.

P.S. Provavelmente este blog não durará muito, eu enjôo rápido de brinquedo novo. Então, se gostarem, aproveitem.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

mal comecou e ja tem spam. bem vindo a blogosfera

alex castro

1/11/05 19:02  
Blogger Roger said...

É verdade, dois spams logo de cara... Mas já apaguei.

1/11/05 19:42  

Postar um comentário

<< Home